Clínica de Medicina Natural - Dra Línia Maria Luís
Estrada do Desvio, 18-B, 2790-054, Carnaxide, Oeiras, Lisboa
Telf.: 966980001 / 914098005
geral@medicina-natural.pt
http://www.medicina-natural.pt


Alimentação racional

Alimentação racional - Pirâmide dos alimentos

Alimentação racional - Pirâmide dos alimentos

A alimentação deve ser racional, variada, equilibrada e só fica completa quando não se põe de lado o consumo, diário, de água. A Pirâmide dos Alimentos indica-nos quais os produtos que devemos ter em conta no nosso regime alimentar de acordo com o seu grau de importância. Na base da Pirâmide, aparece a água e o exercício físico, porque estão a “par”, isto é, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Alguns benefícios do consumo de água são, por exemplo: não engorda (ajuda a combater a obesidade), hidrata, ajuda a desintoxicar o organismo, é importante para o bom funcionamento dos intestinos, na prevenção do envelhecimento precoce (reduz rugas). Beber um copo de água, em jejum, facilita no processo digestivo preparando-o para mais um dia. A água é Fonte de Vida!

Agregado a uma alimentação racional e equilibrada, temos o exercício físico/caminhada. A caminhada é uma das melhores atividades físicas e deve ser praticada diariamente, pelo menos durante 30 minutos. Temos como benefício das caminhadas, por exemplo: ossos mais fortes, prevenção da osteoporose, diminuição dos riscos cardiovasculares, melhora o sistema respiratório, aumenta a sensação de bem-estar, ajuda a afastar a depressão e a controlar o peso. O aumento de peso implica aumento do risco de diversas doenças, como por exemplo, as cardiovasculares, a Diabetes, Hipertensão Arterial, etc.

Para que o nosso organismo funcione em pleno, é necessário que, na maioria das vezes, se combata maus hábitos diários! É muito importante implementar em novo estilo de vida! E isso não é difícil! Apenas se necessita de força de vontade e maior atenção ao que nos rodeia!

Por vezes, uma grande alteração para a manutenção/prevenção da nossa saúde, depende de pequenos gestos/procedimentos. É o caso da aquisição, por exemplo, de produtos confecionados. Devemos olhar sempre com atenção para os rótulos sobre a composição de cada produto. Se tiver dúvidas na interpretação dos rótulos, venha até nós.

Não “copie” dietas de outras pessoas, porque cada pessoa tem o seu próprio metabolismo. Procure aconselhamento alimentar e complemente com um programa sobre alimentação, a melhor forma de dar Vida à sua Vida. Não caia na obesidade. Saiba:

- O que comer

- Como comer

- Quando comer

Deve-se ter sempre em mente que das escolhas alimentares, depende em grande parte, a nossa Saúde. Os erros repetidos, continuadamente, podem diminuir de forma irreversível a qualidade de vida, que numa situação extrema pode levar a um desfecho que não se deseja.

 

textos por:
Dra Línia Maria Luís, Naturopata credenciada
Venha até nós e faça uma consulta de prevenção ou peça conselhos, clique aqui »»