Clínica de Medicina Natural - Dra Línia Maria Luís
Estrada do Desvio, 18-B, 2790-054, Carnaxide, Oeiras, Lisboa
Telf.: 966980001 / 914098005
geral@medicina-natural.pt
http://www.medicina-natural.pt


O que é a naturopatia e como atua

A Naturopatia, (é uma especialidade da Medicina Tradicional, reconhecida pela Lei 45/2003 de 22 de Agosto, que faz o enquadramento das terapêuticas não convencionais), tem como objetivo repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais, tais como:

- Alimentação/Dietética adequada

- Fitoterapia (recurso a plantas / suplementos alimentares 100% naturais)

- Hidroterapia

- Massagens terapêuticas

- Iridologia

- Postura

- Argiloterapia

- Ventosoterapia

- Entre outros

A Naturopatia faz com que as pessoas adotem uma nova filosofia de vida onde a alimentação tem um papel extremamente relevante.

Uma boa alimentação agregada ao bom funcionamento dos emunctórios e, recorrendo a programas adequados atinge-se o equilíbrio orgânico aumentando-se o bem-estar das pessoas. Também é fundamental conhecer o historial do paciente para que se entenda as reais necessidades.

Deve-se recorrer à Naturopatia, não só para recuperar o bom funcionamento do organismo, como também para PREVENÇÃO. Não esquecer de que muitas das patologias se instalam no organismo de forma assintomática, como é o caso, por exemplo, da Diabetes, Problemas Cardiovasculares, que numa grande maioria das vezes quando se diagnostica já é tarde demais.

Frequentemente interrogamo-nos e admiramo-nos até, quando temos conhecimento de uma notícia de que determinada pessoa, nova ou de mais idade, acabou de falecer sem motivo aparente … “Oh! Era uma pessoa tão saudável! Nunca tinha estado de baixa!” Etc., etc.

Pois! O motivo estava lá, a patologia instalou-se de forma assintomática que acabou por levar àquele desfecho trágico. Todos nós conhecemos casos de doenças com mortes fulminantes! Ou então, casos de patologias instaladas que se tornaram crónicas e já com graves falências nos órgãos, como sendo a Diabetes e as suas consequências a nível de: visão, problemas renais, cardiovasculares e circulatórios em especial dos membros inferiores. Os sintomas da doença são causados pelo esforço que o próprio organismo faz no sentido de se auto-curar. A prescrição dos remédios/suplementos também devem ser escolhidos em função da pessoa e não só da doença.

Um dos princípios da Naturopatia é de que cada organismo é capaz de suportar determinada doença e dor, mas se tratado a tempo ele próprio terá condições, SE AJUDADO POR ESPECIALISTA, para recuperar e promover a auto-cura. Para que isso aconteça é fundamental mudar o estilo de vida. O bem-estar do organismo não se reestabelece sem que se encontre e remova a causa que o afeta. Um sistema imunitário revitalizado/forte não deixa que as patologias se instalem.

O tratamento através da Naturopatia tem cada vez mais sucesso devido à sua eficácia e baixo custo. A Naturopatia não só suporta o sistema de auto-cura do nosso corpo, como também, concentra a orientação das pessoas para mudarem o estilo de vida para, assim, obterem uma vida longa e saudável. O papel do Naturopata é auxiliar no processo de cura para descobrir e eliminar os obstáculos à saúde e de recuperação e estabelecer um modo de vida saudável interna e externamente. Todo o objetivo centra-se no diagnóstico e remoção das causas primárias da doença ao invés de eliminar ou restringir apenas os sintomas. Eliminando-se também as falsas esperanças do paciente pensar que está curado. É que quando se mascara sintomas, desaparece a dor mas a patologia continua.

Por isso venha até nós, faça uma consulta de PREVENÇÃO, peça conselhos sobre:

- Alimentação

- Leitura de rótulos dos produtos

- Produtos industrializados

Procure informar-se junto da Clínica, de todas as regras e procedimentos desta especialidade da saúde da Medicina Tradicional com provas dadas ao longo de milénios.

Venha aprender connosco os diferentes sinais que o nosso organismo nos vai enviando. Se estivermos atentos, a energia e equilíbrio do organismo são salvaguardadas. Esses sinais são percetíveis por todos, só é necessário estarmos atentos. Um dos sinais, é por exemplo, um estado febril. Em geral, as pessoas num quadro febril tentam logo tomar algo que acabe com o estado de febre, sem se lembrar de que o organismo está a emitir um sinal de que algo não está bem. Com esse procedimento não se está a ver a causa. Por isso, vai-se mascarar o motivo que levou a esse estado febril, de modo a que quando voltar a dar sinal, o problema inicial já se agravou.

TENHA SEMPRE PRESENTE DE QUE A PREVENÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE SINAIS QUE O NOSSO ORGANISMO EMITE SÃO FUNDAMENTAIS PARA OSEU BOM FUNCIONAMENTO.

textos por:
Dra Línia Maria Luís, Naturopata credenciada
Venha até nós e faça uma consulta de prevenção ou peça conselhos, clique aqui »»