Como está o seu sistema imunitário?
Está forte e saudável?
Como está o seu aparelho digestivo, nomeadamente, funcionamento do intestino?
Sabe que o seu Intestino é considerado o seu segundo cérebro. Certo?
Sabia que cerca de 90% da serotonina (hormona do bem-estar físico, da felicidade) é produzida e armazenada no intestino e que apenas cerca de 10% de serotonina do nosso organismo é sintetizada pelos neurónios do sistema nervoso central, isto é, no cérebro superior?
Existe um processo de influência sobre os dois cérebros. O que se encontra no nosso crânio e o seu “irmão”, que se encontra nos intestinos.
Sempre que se encontra numa fase pautada pelo stress, ansiedade, problema emocional, o cérebro intestinal, como bom “irmão” que é, assume e assimila os problemas do “irmão” superior (cérebro craniano).
Como pode compreender esta situação?
Basta que esteja com atenção aos sinais emitidos pelas suas entranhas/ e ou intestinos, através da alteração do seu funcionamento.
Exemplo:
Na presença de problemas emocionais, stress, ansiedade, pode vir a sentir vómitos, náuseas, diarreia, entre outros sintomas.
Há que referenciar de que diarreia, não é apenas, proveniente dos sintomas enunciados. Também tem a ver com o que ingerimos, sensação de saudade, frustração sentimental, etc. é sempre um conjunto de situações.
Já alguma vez se questionou, porque é que a sua alimentação tem sido idêntica aos dias anteriores e porque é que em determinadas situações fica com diarreia?
Para obter resposta, tem de se prestar atenção ao que aconteceu, para além da alimentação. Está numa fase com acréscimo de stress, ansiedade, períodos mais intensos no trabalho, apresentação de estudos, reuniões, entre outros?
Pois! Em situação de desequilíbrio cá está o “irmão” inferior a tentar ajudar, assimilando as emoções e os problemas do “irmão” superior. Os estados psicológicos influenciam o metabolismo, que por sua vez, se repercute nos complexos processos digestivos.
Deve-se ter em atenção os sintomas e as consequentes alterações do sistema digestivo, nomeadamente, funcionamento do intestino.
Escrever sobre o sistema digestivo, é um tema sem fim à vista, porque existem muitas condicionantes que o influenciam negativamente. Não só o estado psicológico de cada um, como também o tipo de alimentação que fazemos.
Podemos estar numa fase de prisão de ventre (obstipação) e isto pode dever-se, por exemplo, à ingestão de muita proteína animal, pouca ingestão de fibras e água.
|
Como funciona o seu intestino?
O que podemos fazer para que ele entre em equilíbrio?
No próximo artigo, iremos dar algumas orientações
LL.